Saindo da Mesmice

Há umas semanas atrás,  fomos (eu e a Pam, minha esposa) passear no Mercado Municipal de Curitiba,  para distrair um pouco e dar uma abastecida na despensa. Andando entre as adegas achamos uma em especial e tinha alguns rótulos diferentes do que a gente encontra no “mercadão”. Um deles é a surpresa que temos para hoje: é o AlmaTierra Cabernet Franc 2013, da Vinícola Boutique Villaseñor, no Vale Central do Chile.
Antes de falar do vinho…. Vamos à uva!
A Cab Franc é uma das coadjuvantes da França,  super presente em Bordeaux, mas em algumas outras regiões atinge seu esplendor como no afamado Cheval Blanc. Algumas tentativas de usá-la 100% resultou em vinhos menos equilibrados, mas os que funcionam…. Esses valem o comentário! Aqui no Brasil muitas vinícolas estão fazendo testes sensacionais com essa casta e, por isso, a gente se animou em provar.


Para começar,  vinho jovem – pensei comigo: “Vou decantar e aerar pra tentar extrair ao máximo!”
Em minutos ele foi começando a se revelar pra gente. Uma fruta vermelha que a gente não conseguia identificar (queimamos muito a mufa nessa!) E as especiarias vindo, cada girada no decanter abria mais as especiarias…. e lá bem no fundo um aroma de tostado. A característica de pimentão  (em alguns casos bem presente nessa casta) ficou quase imperceptível para nós.
Em boca, um frescor saboroso,  frutado (agora conseguimos: groselhas) taninos leves, mas presentes, médio corpo, acidez equilibrada mas presente…. enfim! Vinho saboroso que funcionou super legal para uma descontração com a esposa, umas castanhas, depois daquele dia de trabalho.
No final,  retrogosto acentuou as especiarias, em especial cravo e canela, sem nenhum traço de amargor, mantendo as frutas vermelhas ali.

Veredito: quer se divertir? Quer degustar com prazer sem se preocupar? Vai nesse que é vinho do bom!

Deixe um comentário